Anatel joga problema da TV Digital Terrestre no colo das operadoras de tv paga 24/04/2015


Anatel joga problema da TV Digital Terrestre no colo das operadoras de tv paga 24/04/2015


Acabei de ler agora uma matéria no site Teletime que a Anatel está mudando regras do regulamento para as operadoras de tv por assinatura no Brasil.

Pela nova regra as operadoras de DTH, tv via satélite, serão obrigadas a fornecer aos seus assinantes receptores que também contemplem a tecnologia de tv terrestre, seja ela UHF ou VHF.

A obrigação será para as operadoras que oferecerem em determinada cidade ou região metropolitana pelo menos uma das emissoras regionais via satélite, desta maneira ela será obrigada a oferecer nesta mesma cidade ou região metropolitana todas as emissoras regionais disponíveis nesta cidade.

Como não precisa ser nenhum gênio para entender que é impossível carregar nos transponders das operadoras de tv por assinatura todas as emissoras regionais necessárias, a Anatel teve a ideia do receptor híbrido para resolver esta questão.

Uma questão que tem muitos e muitos desdobramentos, já que o governo leiloou a faixa de transmissão pertencente à tv analógica e o sinal analógico em breve deixará de existir.

Para quem não tem tv por assinatura o governo federal já está inventando alternativas duvidáveis para que estas pessoas possam ter acesso aos canais regionais. Entre elas está o crédito setop box que virá junto ao Bolsa Família e servirá, claro, para comprar um setop box da tv digital terrestre brasileira.

Grande parte das pessoas que realmente precisam do Bolsa Família ainda tem tvs de tubo, e aí fica fácil saber por que elas necessitam de setop box para continuarem a ver tv, pois com o fim da tv analógica sem o tal setop box elas ficarão totalmente no escuro.

Mas e os assinantes da tv por assinatura, por que precisariam de um receptor de tv terrestre?

É simples, ainda há no Brasil uma grande parcela de tvs de tela plana que não tem conversor digital terrestre, ou seja, mesmo sendo tv de tela plana elas só conseguem captar o sinal da tv analógica.

Como há no Brasil aproximadamente 20 milhões de lares com tv por assinatura, são 20 milhões de lares a menos para reclamar sobre o acesso a tv terrestre, já que as operadoras de tv por assinatura se verão obrigadas a fornecer equipamento e instalar antena de tv terrestre para estas pessoas.

Outra dor de cabeça a ser economizada aí nesta história é com as emissoras regionais de menor porte que já se verão obrigadas a trocarem os seus equipamentos para oferecer tv digital terrestre, atualmente ainda há muitas emissoras que só operam com sinal analógico, e estas emissoras perderiam uma grande parte do seu público ser essa obrigatoriedade de oferecer tv terrestre para todos.

A obrigatoriedade, como sempre, tem a participação da TV Globo, já que a Anatel usa o sinal regional da Globo em algumas operadoras como fator de justiça para que as operadoras também disponibilizem o sinal de todas as outras emissoras regionais.

Eu preferia a minha parte em uma desoneração do preço dos televisores para que eu possa comprar um televisor bem mais moderno por um preço compatível com o meu ganho.



0 comentários:

Pesquisa avançada do Site

Postagens populares